top of page

 

DOI-Codi

R. Tutóia, 921, Vila Mariana, São Paulo.

 

 

Localizado na R. Tutóia, no bairro da Vila Mariana, o DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa) de São Paulo foi palco de tortura de cerca de 5.000 pessoas durante o governo militar, das quais 50 foram assassinadas. O espaço, que hoje abriga o 36o Distrito Policial é configurado por um pátio, por onde entravam os presos políticos, uma edificação nova, e dois outros edifícios voltados para a R. Tutóia.O lugar é considerado um dos principais centros

de tortura do país durante o tempo da ditadura militar. Vizinhos relatam que, durante o período, ouviam-se, constantemente durante a calada da noite, os estridentes gritos de dor.

 

Em 2014 o ex DOI-Codi foi tombado  pelo  Condeephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), órgão estadual de preservação. O principal objetivo deste ato foi transformar o antigo DOI-Codi em um lugar de memória. Entretanto, o uso que terá o lugar ainda está em discussão, pois existe uma intensa disputa entre os moradores do entorno do local, que acreditam que o bairro se tornará inseguro sem a delegacia e aqueles que, como a Comissão Nacional da Verdade e grupos de parentes das vítimas, que acreditam ser inadmissível o lugar permanecer sendo ocupado por uma delegacia.

Mais Informações:
http://www.cartacapital.com.br/sociedade/predio-onde-funcionou-doi-codi-de-sao-paulo-e-tombado-5490.html

 

http://memorialdaresistenciasp.org.br/memorial/Upload/file/lugares-da-memoria/doi-codi.pdf

bottom of page